Como devemos utilizar o fio dentário?

Para que serve?

  • Remove a placa bacteriana que se acumula nos espaços entre os dentes, onde a escova não chega, prevenindo assim o aparecimento de cárie dentária ou outras doenças das gengivas.

 

A partir de que idade é que se deve utilizar?

  • Pode ser utilizado a partir dos 8 anos de idade, quando as crianças já têm alguma destreza manual.

 

Como se utiliza?

  • Existem 6 passos que o podem ajudar para ter uma boa higienização com fio dentário:
  1. Retirar 40 centímetros de fio dentário da caixa;
  2. Enrolar uma porção pequena no dedo médio da mão e enrolar outra porção maior de fio no dedo médio da mão oposta. Desenrolar o fio de um dedo para o outro, à medida que começamos a nossa rotina de higiene. Utilizar o fio dentário sempre limpo em cada espaço entre dois dentes (espaço interdentário).
  3. Introduzir o fio entre dois dentes, cuidadosamente. Fazer uma curva à volta do dente que se está a limpar, como se fosse um “C”.
  4. Encostar e deslizar o fio de forma suave e na vertical, ao longo de cada dente. Deve ultrapassar ligeiramente a linha entre o dente e a gengiva, mas sem forçar ou magoar. 
  5. Remover o fio do espaço – Para retirar o fio do meio dos dentes, faça movimentos suaves para a frente e para trás, até sair com facilidade.
  6. Repetir em todos os dentes – Efetue o mesmo processo para todos os dentes, até garantir que todos os espaços foram limpos.

 

Que tipo de fio dentário deve usar?

Existem várias opções no mercado (com diferentes filamentos, com diferentes sabores, com ou sem cera, com efeito branqueador, porta-fios ou escovilhões), a escolha certa dependerá do caso e das preferências de cada paciente.


Antes ou depois da escovagem? É aconselhado usar o fio dentário antes da escovagem. Contudo, mais importante que a ordem de realizar esta tarefa, é efetivamente utilizar o fio dentário na sua higiene oral diária.